Tecnologia Tchozina – Aplicativo Lá no Frai

Enquanto as bússolas do mundo apontam para o norte, a bússula do aplicativo Lá no Frai na função “Cadê-le o Frai” aponta para a chaminé da cidade, lá na praça das manifestações. Além da direção ele também informa a lonjura (distância) em tempo real entre você e a chaminé não importando em que lugar do mundo você “teje”. Seguem algumas telas do aplicativo.

Tela principal

Screen Shot 2014-04-20 at 9.49.45 AM

Imagem do simulador

 Para bizoiar a parte externa do iphone – http://lanofrai.com.br/2012/06/15/apple-6-tchozino-style/

Bússula Tchozina

Screen Shot 2014-04-20 at 11.16.09 AM

Dispositivo apontando para chaminé do Frai estando no centro de Moscou na Rússia (Mais de 12 mil quilômetros do centro do universo)

Opção de visitar o blog sem ter acesso a internet

Screen Shot 2014-04-20 at 9.57.31 AM

Status de desenvolvimento

O aplicativo foi criado com o intuito de aprender a linguagem de programação “Objective C” e o ambiente de desenvolvimento “X-code” que é mais ou menos a cozinha para criação de produtos para sistemas baseados na Apple (Ipod, Ipad, Macbook e etc). A experiência com a programação foi tranquila apesar de ser “Objective C” ser uma língua medonha, a pior parte é o momento em que você quer disponibilizar seu trabalho para outras pessoas seja isso de forma gratuita ou não, infelizmente depois de várias tentativas, o aplicativo não foi aprovado, talvez porque os avaliadores não entendam “Fraiburguês”. É necessário pagar 94 dólares para que você consiga desenvolver o aplicativo e tenha chance se tentar publicar ou mesmo testar o aplicativo no seu dispositivo…Se de um lado a plataforma Apple apresenta produtos incríveis em termos de usabilidade, por outro na parte de produção (atrás do palco) é um negócio “Bixo feio”.  Por isso tchozinhos(as) melhor se concentrar em plataformas abertas como JAVA – PHP – JAVA script, sistemas operacionais Linux e etc…

Screen Shot 2014-04-20 at 9.42.58 AM

Ambiente de desenvolvimento em X-code para plataforma Apple

 

 Demonstração prática

Lá no Frai em Brasília

Código Fonte

Para quem quiser entender como funcionam os códigos em línguagem Objective C e  cálculos de georeferência, podem dar uma negaciada nos pacote disponível aqui http://bit.ly/1jmjyVI 

Recomendações

Estudar programação é hoje um dos focos de ensino nas principais economias do mundo, até o OBAMA já se pronunciou para os tchozinhos deles não joguem vídeo games e sim criem novos games. Isso parece ser um dos conhecimentos que são e serão muito apreciados na continuidade da economia que cada vez mais se informatiza e se globaliza.  Como a plataforma da Apple é muito fechada, com milhares de regras, a sugestão que os tchozinhos(as) aprendam a programar e a desenvolver em plataformas abertas e gratuitas. Existem milhares de tutoriais que ensinam passo a passo como fazer aplicativos para celular e tablets. Um exemplo disso é este tutorial http://www.felipesilveira.com.br/desenvolvendo-para-android/ outra opção muito válida para aprender é usar tutorias em vídeo feitos no youtube, vocês vão se surpreender em como é fácil fazer certas coisas.  Espero que em breve tenhamos vários aplicativos sendo desenvolvidos sobre nossa região.

Finalmente, mas não mais importante.

Sempre compartilhe seu conhecimento e lembrem do famoso dilema da maçã. Quando você compartilha uma maçã com um tchô você a perde e ele a ganha (visão da economia industrial baseada em coisas físicas). já no economia do conhecimento, quando você compartilha algo, você não perde nada, faz amigos e descobre outras coisas tchô! O que você sabe ninguém nunca vai te tirar, nem o Banco nem advogado nenhum! É por aí o caminho! 

 

One thought on “Tecnologia Tchozina – Aplicativo Lá no Frai

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *