Então piazada, muitas pessoas estavam ansiosas em saber mais sobre a tal cachoeira escondida de Fraiburgo. Pois é, eu também estava e finalmente, no carnaval, pude conhecê-la ao vivo e agora é hora de escrever alguma coisa. Essa cachoeira não tinha nome e como quase ninguém sabia de sua existência (exceto os donos do terreno e pessoas muito próximas), então resolvi chamá-la de “A cachoeira escondida”. As primeiras notícias que tive de lá foram da Iole Dahmer e Gabriel Cardoso.
There were some people eager to know more about this waterfall hidden Fraiburgo. Yeah, I was also and finally at the carnival got the chance visit it and take some nice shots. Let’s get started writting something. This waterfall had no name and since almost no one knew of its existence (except the owners of the land and people very close), so I decided to call it “The Hidden Waterfall.”
Mas porque quase ninguém a conhecia? Porque as coisas se escondem da gente?
So why no one knew it? Why things get hidden from us?
Acredito que nunca houve interesse. Também, e a percepção humana é muito restrita ao que queremos enxergar e então surgem os “blind spots” “pontos cegos” no nosso conhecimento.
I believe that this waterfall and many other around us were never an interesting matter. Furthermore, human perception is very limited to what we want to see then it “blind spots” come into our knowledge.
Consideração sobre as visitas as cachoeiras do Frai…
– Leve uma sacola para recolher o lixo mesmo que você não tenha o jogado.
– Seja cordial com os moradores da região, você está na propriedade deles. Eles também podem dar informações preciosas sobre as belezas da região e também sobre a segurança do local.
– O espirito de cachoeira não combina com bebedeira e som alto, melhor juntar amigos e fazer um pick-frai-nick onde todos compartilham os alimentos, conhecimento e o tempo.
– Seja sempre cuidadoso e responsável com água e fogo.
– As prefeitura do Frai e as cidades vizinhas da Rota da Amizade poderiam criar a “Rota das Cachoeiras” colocando as sinalizações, ajudando também na fiscalização e proteção dos rios. Se os turistas ficam em média 2 dias em Fraiburgo, segundo a SANTUR, com as cachoeiras poderiam ficar mais 2 ou 3. A função de todo governo é avaliar os pontos fracos e fortes da região e providenciar infra-estrutura.
– Só repasse as informações da cachoeira para pessoas que consigam entender o que foi escrito acima…
Como chegar na cachoeira escondida?
A cachoeira fica em propriedade privada, até 2018 havíamos publicado a sua localização exata, mas em 2019 houve um grande número de visitantes causando distúrbios na região, gerando lixo e outras barbaridades. Por esse motivo, atualmente a cachoeira está sendo fechada ao público. Uma pena, mas fica aí o registro dessa linda cachoeira que pelo bem, deverá permanecer sempre escondida! (atualização 2019).
Bom piazada, era isso. Aproveitem para conhecer as cachoeiras ainda em vida que existem perto de vocês em Santa Catarina, Paraná e etc… pois muitas estão sendo extintas pelas centenas de usinas de pequeno porte feitas para que possamos ter energia sem que diminuamos nossos hábitos…
Parabéns pela iniciativa em divulgar. Só uma correção, acho quem primeiro foi aí foi a turma da bike do frai. Conheço pelo menos outras 3 pequenas cachoeiras em Fraiburgo, mas com entrada permitida somente com autorização.
Mas confesso que tenho receio de divulgar tais atrativos, em São Carlos várias cachoeiras tornaram-se ponto de farra, algumas foram fechadas por seu donos devido a depredação e o lixo sempre presente e crescente.
é verdade eu moro la
ass; alysson zanella
é muito bonita no periodo de verão
venham quando quiser, e obrigado por publicar isto num ponte é bom. Sera talvez importante trazer novas pessoas para conhecer
Passa p nos a localização exata. Tá meio ruim de entender a explicação kkkkk. Manda no mapa ampliado. Vlw.
Great blog you have here.. It’s difficult to find excellent writing
like yours these days. I truly appreciate individuals like you!
Take care!!
I quite like reading a post that will make men and women think.
Also, thanks for permitting me to comment!