A cachoeira escondida

Então piazada, muitas pessoas estavam ansiosas em saber mais sobre a tal cachoeira escondida de Fraiburgo. Pois é, eu também estava e finalmente, no carnaval, pude conhecê-la ao vivo e agora é hora de escrever alguma coisa. Essa cachoeira não tinha nome e como quase ninguém sabia de sua existência (exceto os donos do terreno e pessoas muito próximas), então resolvi chamá-la  de “A cachoeira escondida”. As primeiras notícias que tive de lá foram da Iole Dahmer e Gabriel Cardoso.

Mas porque quase ninguém a conhecia? Porque as coisas se escondem da gente?

Quando viajo pelo Brasil sinto que no geral tem muita gente que está desconectada da vida real principalmente pela TV que mostra tudo aquilo que você quase não precisa saber. Ex. BBB, assaltos no interior do maranhão com pistolas da cor preta de calibre X com bolinhas e etc.

De fato, Brasil é muito carente por informação útil. Vejo que há tantas outras coisas para se descobrir ao nosso redor virtudes a desenvolver. Dessas coisas poderíamos desenvolver o turismo, melhorar a edução dos jovens e até tomarmos decisões menos impactantes no meio ambiente. As possibilidades são inúmeras mas tudo vai depender do foco…

Consideração sobre as visitas as cachoeiras do Frai…

– Leve uma sacola para recolher o lixo mesmo que você não tenha o jogado.
– Seja cordial com os moradores da região, você está na propriedade deles. Eles também podem dar informações preciosas sobre as belezas da região e também sobre a segurança do local.
– O espirito de cachoeira não combina com bebedeira e som alto, melhor juntar amigos e fazer um pick-frai-nick onde todos compartilham os alimentos, conhecimento e o tempo.
– Seja sempre cuidadoso e responsável com água e fogo.
– As prefeitura do Frai e as cidades vizinhas da Rota da Amizade poderiam criar a “Rota das Cachoeiras” colocando as sinalizações, ajudando também na fiscalização e proteção dos rios. Se os turistas ficam em média 2 dias em Fraiburgo, segundo a SANTUR, com as cachoeiras poderiam ficar mais 2 ou 3. A função de todo governo é avaliar os pontos fracos e fortes da região e providenciar infra-estrutura.
– Só repasse as informações da cachoeira para pessoas que consigam entender o que foi escrito acima… 

Como chegar à cachoeira escondida?

A cachoeira fica em propriedade privada, até 2018 havíamos publicado a sua localização exata, mas em 2019 houve um grande número de visitantes causando distúrbios na região, gerando lixo e outras barbaridades. Por esse motivo, atualmente a cachoeira está sendo fechada ao público. Uma pena, mas fica aí o registro dessa linda cachoeira que pelo bem, deverá permanecer sempre escondida! (atualização 2019).

Bom piazada, era isso. Aproveitem para conhecer as cachoeiras ainda em vida que existem perto de vocês em Santa Catarina, Paraná e etc… pois muitas estão sendo extintas pelas centenas de usinas de pequeno porte feitas para que possamos ter energia sem que diminuamos nossos hábitos…

7 ideias sobre “A cachoeira escondida

  1. Dalcimar

    Parabéns pela iniciativa em divulgar. Só uma correção, acho quem primeiro foi aí foi a turma da bike do frai. Conheço pelo menos outras 3 pequenas cachoeiras em Fraiburgo, mas com entrada permitida somente com autorização.

    Mas confesso que tenho receio de divulgar tais atrativos, em São Carlos várias cachoeiras tornaram-se ponto de farra, algumas foram fechadas por seu donos devido a depredação e o lixo sempre presente e crescente.

    Responder
    1. tcho Autor do post

      Depois de alguns anos as pessoas começaram a depredar a área e gerar problemas sérios aos moradores, por isso por questões de segurança decidimos eliminar as informações do local (lamentavelmente). Algumas outras cachoeiras, retiramos inclusive as fotos.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *