Autor

Joni Hoppen é natural de Fraiburgo e criador do projeto Lá no Frai. Além de promover a cultura local, ele se dedica a conectar Fraiburgo com o mundo por meio de entrevistas, vídeos (como a participação no programa e redes sociais.

Joni Hoppen is a native of Fraiburgo and the creator of Lá no Frai. Beyond promoting local culture, he connects Fraiburgo to the world through interviews, videos and social media.

A ideia do blog nasceu em 2006, quando Joni Hoppen (“Tchozinho”) percebeu que Fraiburgo precisava de um espaço para preservar a cultura tchozina e as memórias da cidade, como falar de um Brasil que não é Rio em nem São Paulo? Desde então, o projeto cresceu, abordando temas da região, de Santa Catarina e do Brasil, as misturas de raças e tudo que só existe lá no Frai. Graças à ajuda de colaboradores e leitores, tornou-se um projeto bilíngue seguido por milhares de pessoas em várias partes do mundo. Um pouco mais dessa jonada pode ser lida aqui: Origem do blog Lá no Frai. 

The idea for the blog was born in 2006, when Joni Hoppen (“Tchozinho”) realized that Fraiburgo needed a space to preserve the tchozina culture and the city’s memories — how could we talk about a Brazil that is not just Rio or São Paulo? Since then, the project has grown, covering topics from the region, from Santa Catarina, and from Brazil as a whole — the mix of peoples and everything that only exists lá no Frai. Thanks to the help of contributors and readers, it has become a bilingual project followed by thousands of people around the world. A little more of this journey can be read here: Origem do blog Lá no Frai. 

Quem é o Tchozinho?

Entrevista com o Sid Pontes no programa Nosso Amado Frai em 2021!

Impactos sonhados pelo projeto

  • Ver uma Fraiburgo cada dia mais desenvolvida (não maior) usando tecnologias de ponta e sustentáveis, servindo de modelo urbanístico, turístico e ambiental para o Brasil.
  • Ver seus conterrâneos falando outros idiomas além do Português/Fraiburguês e mais abertos a outras culturas, religiões e modos de vida. Os desafios das próximas gerações são globais mult-linguísticos, multi-étnicos e multi-religioso;
  • Transformar Fraiburgo num polo de lazer, cultura e arte onde haja a celebração da vida (nosso tempo de vida é muito curto para celebrar outras coisas);
  • Ver os tchô de Fraiburgo criando e estabelecendo marcas de produtos e serviços reconhecidos globalmente. 
  • Pedalar numa cidade limpa com  infra-estrutura para bicicletas (ciclovias, estacionamentos de bici nas lojas, escolas, etc). 
  • Ver uma Fraiburgo com suas casas isoladas termicamente com vidros duplos e etc para se defender os tchozinhos e tchozinhas do frio do Frai.  
  • Viver num país mais civilizado, humanizado e menos futebolizado.

Dream Impacts of the Project

Contato –  pelo Facebook

Tcho

_______________________________________________
Lá no Frai é assim… Fraiburgo, a Place to be discovered!

O projeto nasceu em 2006 para preservar a cultura “Tchô” ou “Tchozina” e memória de Fraiburgo, abordando também temas valiosos de toda a região, de Santa Catarina e do Brasil. Hoje, o projeto que nasceu bilingue alcança milhares de leitores em varias partes do mundo. Tudo isso só é possível com a ajuda de voluntários, apoiadores e leitores como você. Quer compartilhar algo com a gente? Fale conosco!

Acompanhe nas redes sociais: – Facebook or Instagram

The project was born in 2006 to preserve the Tchô culture and memory of Fraiburgo, also covering valuable topics from the entire region, Santa Catarina, and Brazil. Today, this bilingual project reachesthousands of readers across the globe. All of this is only possible thanks to volunteers, supporters, and readers like you.

Got something to share with us? Get in touch — and follow us on – Facebook or Instagram

10 pensou em “Autor

  1. Jordana

    Joni, parabéns pelo blog! Adorei os posts, muito criativos, divertidos e principalmente interessantes! E para colaborar com o vocabulário Fraiburguês, acrescenta a palavra “baguá” que significa legal!!!

    Responder
  2. Petrick

    Parabéns pelo blog, Joni!!!! Dos teus faço os meus sonhos para a nossa cidade. Um dia faremos deles uma realidade!!! Sinto muita saudade deste lugar e ler o blog sempre aproxima, principalmente por nos identificarmos com o que escreves!!

    Responder
  3. David

    Parabéns pelo Blog, sou um fraiburguense que não moro mais da terrinha da maçã. Mas sempre que posso entro e visito na internet noticias sobre o velho Frai, Parabéns pela iniciativa.

    Responder
  4. Fernando Blanco

    Olá, eu vi o seu vídeo (de 2011, penso eu) sobre as ciclovias holandesas e quase chorei de emoção.
    Conheço bem a Holanda, especialmente a caoticamente ordeira Amsterdam. E como sou apaixonado/tarado por ciclismo, usei o vídeo em minha página, pois estou iniciando (tardiamente) a minha colaboração pró ciclovias no Brasil.
    Parabéns e muito sucesso!

    Responder
    1. tchozinho Autor do post

      Olá Fernando,

      Que bom, fico feliz que isso tenha tido valor para o seu trabalho e para o nosso desenvolvimento. Quando tiver o link do seu trabalho, manda pra gente.

      Obrigado pelo contato.

      Um abraço!
      Joni

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *