Arquivo mensais:novembro 2011

Desfile de natal no Frai

Oi pessoal, algumas fotos acabaram de chegar do Frai pela turma do Hotel Renar.  Tomei a liberdade de republicá-las. Aqui vão as que me chamaram mais a atenção. O desfile deve ter sido sensacional com fogos de artifícios e tudo queria poder estar lá. É Fraiburgo chegando nos seus primeiro 50 anos. Será que isso vai virar tradição? Fonte  Facebook do Hotel Renar

Desfile de Natal By Renar Hotel


Desfile de Natal By Renar Hotel

Desfile de Natal By Renar Hotel

Desfile de Natal By Renar Hotel

Documentos sobre Fraiburgo

Tchozinhos(as),

gostaria de compartilhar com vocês o nome dos livros que já li sobre Fraiburgo e recomendo. Talvez existam mais, então vou editando a lista nesse post sempre que aparecer mais alguma coisa.

Wikipedia – Fraiburgo

Fraiburgo, Berço da Maçã Brasileira – Willy Frey – 1987  (3 edições) – Livro que retrata o pioneirismo, a multinacionalidade cultural e técnica de Fraiburgo como elementos fundamentais para fazer do Brasil um país auto suficiente na produção de maçãs. No final existem várias receitas a base de maçã.  Desta leitura me arrisco a dizer que todo Brasileiro já absorveu nutrientes lá do Frai através de nossas maçãzitas.

 A criação do Munícipio de Fraiburgo  – João Marques Vieira 2011; apresentação e notas explicativas por João Marques Vieira Filho. Uma leitura obrigatória para quem quer conhecer os processos e as pessoas que botaram a mão na massa para transformar o “Butiá Verde” em Fraiburgo, um município legitimamente Brasileiro. De lá pra cá já se foram mais de 50 anos.

Glorias de pioneiros – Gentila Porto Lopes – Vale do Rio do Peixe Vale do Peixe de 1930 – 1984. Uma remontagem histórica e relatos da vida e obra da Família Frey e outros pioneiros que criam uma realidade prospera dentro de um país que muitos dizem que não deu certo mas mesmo assim estamos ai firme, forte e jaguariandinho.

Além disso, estejam convidados a participar do desenvolvimento da wikpedia de Fraiburgo, a qual já está sendo traduzida para vários idiomas por voluntários de várias partes do mundo. Uma dica, aprender a trabalhar com a ferramenta wiki é uma viagem nas estruturas de conhecimento. Por hoje é isso gente, obrigado por todos os feedbacks até agora

O Dialeto Fraiburguês 04

Nesta última visita a Fraiburgo acabei absorvendo tanta informação que está sendo um luta para destrinchar tudo, ainda vai um tempo para digerir tanta coisa, mas mesmo assim vamos lá. Quando conversava com meu sobrinho 4 anos que já se comunica muito bem em Fraiburguês, mudei o sotaque da conversa para o Manezês de Floripa e ele prontamente, após uma cara de estranheza, respondeu: “Pare tio, eu não intendo inglês”. Foi pra acabá 🙂 Realmente as diferenças são grandes tanto em sonoridade como em velocidade, mentalidade e uso de termos.

Nas outras interações que tive, com pessoas mais especializadas no uso do Fraiburguês, pude mapear mais uma boa porção de novas e velhas expressões. Claro que as vezes a sequência era tanta que quase não tinha tempo para anotar no caderninho. Também aconteceu de algumas pessoas ficarem ressabiadas de falar, mas depois das cervejas não teve quem não entrasse na brincadeira de auto descobrimento cultural. Bom, segue a quarta página do dicionário aleatório do Fraiburguês oficial.

English Brazilian Portuguese Fraiburguese – Fraiburguês
Tell me Diga Digue
To vary Variar Vareiá
Ex. Isso vareia de lugar pra lugar.
Making a mess Fazendo bagunça Bagunciando
Money Dinheiro Tutu, tufo, barão e pila
Ex. Tá co tufo tchô
To annoy Irritar Sarniá. O piá ou a menina que sanieia é amplamente conhecido como “sarna”.
Ex. Mas é um sarna veio, não tem o que fazer dai fica aqui sarniando a gente. Vai achar um lote pra carpí…
To calm down Ficar tranquilo Sossegá o facho
Ex. Piáááá, pare de sarniá e sossegue o facho.
On the run Em fuga Ó por aqui – Pra capturar esse termo não foi fácil, ele quase que “ó por aqui”. Foi difícil até para entender o significado mesmo entendo a frase.
To reprehend Repreender Dar um pito
Ex. A gente tava tudo facero quando um tchô
chego e deu um pito ne nóis…Dai nóis ó por aqui
 Salary  Salário  Faz me rir (esse me fez rir mesmo hehehe)
Source/Fonte: LANOFRAI.COM.BR
Contribution for this edition / Colaboradores dessa edição:
Ivadir dos Santos (my father/ meu pai), Marcos Xavier e Laís Frey.

Espetáculo das 19:40 em Fraiburgo…

O post de hoje é curto mas surpreendente, com um inexplicável por do sol capturado pela máquina e os sensíveis olhos da cidadã Iole Dahmer. Foto lá no bairro das nações em Fraiburgo. Se você também gostou, compartilhe…Obrigado Iole, essas coisas apertam o coração dos Fraiburguenses remotos…

Dos sonhos à realidade

Para mostrar as belezas da arquitetura Lá não Frai, começamos com “HOTEL RENAR”, que é um dos edifícios mais conhecidos e um dos símbolos da cidade. A propósito, quantas cidades no mundo têm um hotel como seu símbolo? Fraiburgo faz parte da pequena lista. Então, porque é que isso acontece Lá no Frai?

Click to enlarge / Click para aumentar

Para entender isso melhor, a palavra “RENAR” é a combinação de nomes de “René” e “Arnoldo”, os irmãos fundadores da cidade de origem alemã que chegaram aqui em 1919 quando a França recebeu vários territórios alemães em reparação ao conflito armado da primeira guerra mundial. Se tornando então cidadãos franceses, porém, sem falar Francês. Uma das opções da família Frey foi emigrar para uma nova vida no Brasil, a qual começaria do “0” ou nos números negativos. Os irmãos Frey foram não só os fundadores da cidade, mas também criaram a maioria das bases econômicas da Fraiburgo contemporânea. Nos livros de história, esses caras são considerados uns dos maiores empreendedores do Sul do Brasil e talvez do país, trabalhando duro e investindo em uma grande variedade de negócios desde serrarias, fabricas de caixa, agricultura (especialmente maçãs), processamento de alimentos (Perdigão) e assim por diante. As vezes me pergunto qual seria é a real extensão de suas contribuições para o desenvolvimento de toda a região e do país, uma vez que foram bem sucedidos em praticamente todos os projetos em que trabalharam. É sem dúvida uma história surpreendente e inspiradora. Para se ter uma ideia, antes da chegada deles, a área hoje conhecida como Fraiburgo era chamada de “Campo da Dúvida”, porque ninguém realmente sabia o que fazer nesta terra.

Clique para aumentar

Este hotel é o sonho de Rene Frey, que há 32 anos, apesar de muitas oposições e desconfianças, começou a construir este edifício alpino alemão acreditando firmemente que Fraiburgo se tornaria uma terra próspera e que receberia visitantes de todo o país buscando conforto e tranquilidade. Parece que ele tinha razão mais um vez.

O hotel RENAR está localizado logo acima do Lago das Araucárias, bem perto do centro da cidade. De suas janelas há uma vista quase completa da cidade. Essa vista é maravilhosa nas manhãs de inverno quando a cidade desperta toda branca pelo gelo em temperaturas de até -5 graus. Além disso, na minha opinião, esta construção é mais do que um Hotel no sentido comum da palavra, pois, ela também se parece com um museu de história onde em suas paredes, jardins e passeios contam muito dos principais elementos que compõem a nossa multifacetada herança cultural. A propósito, é quase certo que lá no hotel você vai poder ter a chance ouvir em primeira mão dialeto Fraiburguês. Mais informações sobre o hotel, fotos e etc visite www.hotelrenar.com.br

By Nivaldo Gomes