Fraiburgo nota 1000

Fraiburgo Nota 1000

Com a intenção de melhorar Fraiburgo, tanto em pontos de embelezamento quanto de melhoramento, o Núcleo de Jovens Empreendedores, está com o projeto Fraiburgo Nota 1000.
 
Objetivo
O objetivo é transformar Fraiburgo em um ponto de referência em embelezamento, com ideia inovadoras que melhorem a vida de seus cidadãos. Para isso estamos arrecadando sugestões, pois iremos formatar, documentar, encabeçar e levar aos órgãos públicos essas ideia. Graças a um projeto como esse, feito em 2005, foi feito as calçadas que ligam o centro de Fraiburgo ao bairro São Miguel e São Sebastião, a iluminação do lago, a revitalização de algumas praças, entre outras atividades.
 
Cronograma
 
•Inicio da formatação do projeto: 23 de Abril
•Arrecadação de Sugestões online: Até 06 de Maio
•Seleção das Ideias: 14 de Maio
•Final da formatação do projeto: 10 de Junho
•Apresentação do Projeto: 11 de Junho

Ideia já sugeridas no núcleo…
  1. Incubar Construtora de calçadas de baixo custo.
  2. Construção de academias ao ar livre em locais como a Praça da Copa de 94.
  3. Incentivo ao plantio de arvores dentro dos lotes.
  4. Incentivo a construção de Praças Verdes.
  5. Urbanização da Avenida Videira entre Hotel Fraiburgo e Cozinha industrial (calçadas, passeios, jardinagem…).
  6. Iluminação entre Posto Portal e X de Novembro.
  7. Teleférico ligando bairro São Miguel – Centro.
  8. Revitalização de terreno ao lado da Uniarp.
  9. Chafariz Lago das Araucárias
  10. Padronizar passeios de pedestres no centro, fazer onde não tem.
  11. Incentivar a todos os proprietarios de terrenos urbanos a construir passeio para pedestre em todos os bairros, lotes com construção e sem, talves a prefeitura construindo e cobrando dos proprietários fazer estudo.
  12. Limpeza de todos os terrenos pelo proprietário ou pela prefeitura cobrando do prorietário por metro quadrado.
  13. Construção de banheiros no lago das araucárias próximo da quadra de areia assim aproveitando o guarda e a limpeza realizada pelo  pessoal da upa.
  14. Colocação de bancos rústicos ao redor do lago.
  15. Estudar a possibilidade de colocar pedalinhos no lago para passeios.
  16. Eliminação da entrada de esgoto no lago na ponte perto da Renar (não é esgoto da Renar)
  17. Construção de uma ponte que liga  a ilha do lago das araucarias.
  18. Plantio de arvores nativas para substituição das arvores existentes eucaliptos e pinus ao redor do lago das araucarias. pensando no futuro novas gerações arvores nativas da regiãõ de Fraiburgo ( Imbuia ,cedro, butieiros etc.)
  19. Padronização de passeios de pedestres em todos os bairros de Fraiburgo.
  20. Limpeza de todoas as ruas inclusive nos bairros mais retirados.
  21. Construção de praças com quadras e campos de futebol para incentivar a pratica de esportes nos bairros.
  22. Colocação de placas na divisa de Fraiburgo com Videira e Lebon Régis  com dizeres você está entrando no melhor municipio de Santa Catarina para viver algo sim.
  23. Apoiar a execução da coleta seletiva de lixo em Fraiburgo através do núcleo com campanhas em rádio nas casas panfletagem junto com associações de moradores .
  24. Criar pontos do ponto do livro (em Florianópolis fizeram alguns armários com porta de vidro que contém livros doados permitindo que qualquer pessoa possa pegá-los e também contribuir – Esses pontos ficam em alguns dos pontos terminais rodoviários. A ideia fundamental é cultivar o hábito da leitura…
  25. Criar um Teatro grego – seria um pequena arquibancada de pedra com um com uma geometria específica protegido por árvores para que voz do apresentador seja ampliada sem qualquer equipamento virando um ponto de referência na cidade para atividades educacionais em grupo ao ar livre. Também promoveria as artes sênicas melhorando e a capacidade de expressão oral das próximas gerações que estão entrando na era da comunicação e expressão.
  26. A cachoeira do lago –  Muitas pessoas devem lembrar que antes do shopping beira-lago existir havia uma queda d’agua. A sugestão seria aproveitar esse desnível de aproximadamente 3 metros (chutando) do lago até o córrego para fazer uma cachoeira artificial ou uma escadaria de água com um recorte dentro do lago. Penso que, se bem elaborado, isso poderia ser um ponto turístico bastante marcante e sem custo com energia elétrica para movimentação da água. Na cidade de Timbó eles fizeram uma represa com pedras encaixadas para movimentação dos moinhos há quase 100 anos e hoje ela é o grande ponto turístico da cidade junto com uma ponte estilizada – segue uma foto de lá a título de inspiração http://www.timbo.com.br/galeria/08_09.htm
  27. Arborização do trecho pós portal – Arborizar os dois lados da via depois do portal – parece que muita gente sentiu a perda das arvorés que existiam por ali dando as boas vindas a todos…
  28. Consultoria pública para auxiliar em projetos de isolamento térmico nas casas e prédios.
  29. Consultoria para projetos de reaproveitamento de água das calhas e etc.
  30. Bicicletários públicos com segurança e ciclovias interconectadas e separadas da via principal.
  31. Ponto do pinhão – lugar próprio para fazer fogueiras de grimpa e assar o pinhão no fogo de chão. Precisaria de um repositório de grimpas, hoje elas são jogadas fora.
  32. Realizar nas escolas concursos de fotografia ou desenho com o tema Fraiburgo.
  33. Patrocinar bolsas de estudo de curta duração aos alunos com melhor desempenho escolar. Nesse projeto eles poderiam estudar alguns meses em outra região do estado de modo que possam sentir as diferenças culturais e relatá-las aos demais nas mídias sociais.  

Sugestões do lanofrai

O que se “PERCISA” melhorar?  Converse com as pessoas sobre sua ideia mesmo que ela seja de “sartá butiá dos borso”, busque informação, vá anotando tudo que puder sempre. Mesmo que a ideia não seja viável, ela pode despertar o interesse em outras cabeças que poderiam melhorá-la a ponto de torná-la viável. Pense em soluções que deram certo em outros lugares e que poderiam ser ótimas no Frai. Uma boa hora para compartilhar as ideias seria na hora do daquele chimarrão em que todo mundo tá de butuca ao redor do fogão a lenha ou quando estiver “lagartiando” com as pernas espichadas em algum ponto da cidade. Compartilhe este artigo com o maior número de tchozinhos e tchozinhas que você acredita poderiam criar coisas de valor para cidade e não esqueça da data limite da entrega dos formulários :).

Formulário de sugestões:
Período encerrado – Obrigado a todos que colaboraram.

 

Uma ideia sobre “Fraiburgo nota 1000

  1. diego trombetta

    O uso de mídias sociais tem se mostrado uma eficiente e barata forma de marketing, sugiro então criar um concurso de Videolog, através do site youtube, onde os primeiros classificados seriam selecionados para através dessa mídia, criar roteiros de divulgação das belezas e potencialidades de nosso município.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *