Como enfrentar o Frio do Frai?

Tchozinhos e tchozinhas, bão?

Vocês sabiam que uma vez entrevistei uma família de Russos que migraram para Fraiburgo e eles me disseram que apesar de já terem vivido na Sibéria, é no Frai que eles sentiam mais frio? Pois é gente! Como assim, o Frai mais frio que a Sibéria? Já estive em algumas nevascas no norte dos Estados Unidos e no norte da Europa e mesmo com -15 graus, não sentia nem de perto o sofrimento do frio de Santa Catarina e a resposta é simples. Infelizmente ainda hoje nossas casas não são criadas para enfrentar o frio e isso se dá por 3 ou até mais fatores:

  • Custo, é mais caro fazer as casas mais isoladas (janelas, paredes e forros).
  • Falta de especialistas ou conhecimento sobre o problema do isolamento de ambientes.
  • A legislação não obriga esses cuidados com a temperatura do ambiente como o corre em outros países frios.

Mas como não tá morto quem peleia, trouxe aqui 2 vídeos com dicas para ajudar nossa galera com a friage de 2021 Prestem bem a atenção e se cuidem!

Dicas gerais do manual do mundo (sou fã desse canal)

Caixas de Leite como isolantes

Em alguns municípios vários voluntários e até a prefeitura tem utilizado caixas de leite para isolar as casas de madeira, o resultado tem sido positivo (até 8 graus de diferença) no inverno e até no verão, sim as casas bem isoladas se mantém mais frescas nos dias quentes. Segue um dos vídeos desses projetos.

Por hoje é isso!

Valeu piazada, boa semana pra todos ao redor do fogão a lenha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *