Arquivo mensais:janeiro 2013

Dia triste / Sad Day

Dia triste! Fraiburgo perde um de seus ícones da cultura tchozina! Segue o vídeo deste homem que, no seu jeitão simprão e sempre de bici, alegrou muita gente enquanto sua luz brilhou no Frai…Descanse em paz Mauro Loco! 

Fraiburgo has lost one of this its cultural icons. Mauro Loco, which means “Mauro the Crazy” a talent widely known for his simplicity, talent and his innovative bicicle.

Mauro loco 3

Vídeo aprovado por Tchô Quenorris! (portuguese only)

Este é um vídeo que vale a pena ser visto e amplamente compartilhado para o desenvolvimento de uma melhor consciência política dos Brasileiros e dos Tchozinhos. Ele aborda aquela gestão Brasileira sempre focada em resolver o problema e não a sua causa. Além disso, fala sobre a importância de cuidar dos Tchozinhos por meio de cursos de idiomas, música e etc. Isto, antes que as drogas os peguem de jeito. Continue lendo

Lá no Frai em tintas / Old Fraiburgo

Bem vindos à casa da cultura de Fraiburgo, lá você vai encontrar coisas super interessantes como este retrato dos primeiros anos do famoso Lago das Araucárias. Será que teríamos algum artista e patrocinadores para uma desenho atual nesta mesma perspectiva? A propósito, quem souber do autor desde quadro pode nos informar para darmos os devidos créditos? Obrigado. 

Fraiburgo not so long ago. The first years of the Araucária’s lake (The house of Culture 2010).

Quadro desenhado do Frai

Primeira foto do Lá no Frai / Fraiburgo’s very first picture

Hoje, no dia do fotógrafo, chegou a hora de publicar a primeira foto feita no Frai. Um documento de grande importância histórica para a cidade e para o mundo. Foi nesta expedição, na base do foguete, que René proferiu as seguintes palavras que mudaram o rumo da história para todo o sempre.

“Arnoldo, é aqui mesmo que vamos armar a Barraquinha da maçã e vender maçãs para todo o Brasil. Onde não tiver Dinos vamos plantar maçã. Vamos empregar as pessoas e evoluir a vida de todos. Um pequeno passo para um tchô, mas um grande salto para a Humanidade” 

Obs. Tradução do alemão gótico para português Brasil.

Hi dear all.

Today as the photographer’s day, here is the very firts picture taken in Friaburgo. During this expedition the founder “René Frey” conveyed the following messages that changed the course of human history for ever.

“That’s our place, here we will plant apples and sell it to the rest of Brazil and make it really famous.  That’s one small step for a man, a giant leap for mankind”

 

rene descobrimento 1

Lá na Mãe Videira anoiteceu assim / Videira’s sunset

Garelitchôs, a mãe do Frai tem coisas lindas para mostrar. Lá na Videira é assim! Segue as fotos tiradas por Karoline Kramer e Rodrigo Cherobin. Um abraço especial para os tchozinhos e tchozinhas de Videira que vem, há um bom tempo, acompanhando como são as coisas Lá no Frai!  

Nice sunset in Videira, a city located 25km away from Fraiburgo. A very montaneous place, soon I will show some more pictures of this lovely Italo-German-Brazilian city.

Processo criativo Lá no Frai (Portuguese only)

 Há um bom tempo vinha pensando em escrever como são gerados os posts e amadurecidas as ideias do blog, mas acabei encontrando um vídeo que explica o processo criativo de forma bem lúdica e criativa. Logo, não vamos ficar reinventando a roda. Esse post é dedicado aos tchozinhos que querem ajudar a pintar a fachada do Frai para o mundo de forma criativa, bonita e divertida!  Inovação e criatividade são os tópicos mais quentes dos países desenvolvidos! Como gerar inovação? Melhores produtos? Marcas mais atraentes? Gerar patentes? Enfim, porque os países estão tão interessados na indústria da criatividade e inovação? Simples, só dinheiro não trás riqueza nacional, ele apenas movimenta as coisas. O valor econômico surge da maneira como cada indivíduo enxerga seu mundo e resolve seus problemas!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kQI2KoZZ3YQ#!]

Primeira lista telefônica do Frai / The first phone book of Fraiburgo

Há um tempo não muito distante chegava ao Frai os primeiro telefones para revolucionar a vida de todos. O que chama a atenção não são os números e os nomes e sim a palavra “gentileza”. Este post só seria possível graças a gentileza de Junior Gatti e Altino Luiz Miguel que disponibilizaram este precioso documento. Atenção os números estão desatualizados. A propósito, a lista é bem completinha indo de “A” a “Z” e por isso aprovada instantaneamente pelo revisor de qualidade Tchô Quenorris. 

So, here is the first phone book of Fraiburgo. Yeah, things have changed over the years. Thanks to Junior Gatti e Altino Luiz Miguel for sharing it us all.

lista do frai