Dos sonhos à realidade

Para mostrar as belezas da arquitetura Lá não Frai, começamos com “HOTEL RENAR”, que é um dos edifícios mais conhecidos e um dos símbolos da cidade. A propósito, quantas cidades no mundo têm um hotel como seu símbolo? Fraiburgo faz parte da pequena lista. Então, porque é que isso acontece Lá no Frai?

Click to enlarge / Click para aumentar

Para entender isso melhor, a palavra “RENAR” é a combinação de nomes de “René” e “Arnoldo”, os irmãos fundadores da cidade de origem alemã que chegaram aqui em 1919 quando a França recebeu vários territórios alemães em reparação ao conflito armado da primeira guerra mundial. Se tornando então cidadãos franceses, porém, sem falar Francês. Uma das opções da família Frey foi emigrar para uma nova vida no Brasil, a qual começaria do “0” ou nos números negativos. Os irmãos Frey foram não só os fundadores da cidade, mas também criaram a maioria das bases econômicas da Fraiburgo contemporânea. Nos livros de história, esses caras são considerados uns dos maiores empreendedores do Sul do Brasil e talvez do país, trabalhando duro e investindo em uma grande variedade de negócios desde serrarias, fabricas de caixa, agricultura (especialmente maçãs), processamento de alimentos (Perdigão) e assim por diante. As vezes me pergunto qual seria é a real extensão de suas contribuições para o desenvolvimento de toda a região e do país, uma vez que foram bem sucedidos em praticamente todos os projetos em que trabalharam. É sem dúvida uma história surpreendente e inspiradora. Para se ter uma ideia, antes da chegada deles, a área hoje conhecida como Fraiburgo era chamada de “Campo da Dúvida”, porque ninguém realmente sabia o que fazer nesta terra.

Clique para aumentar

Este hotel é o sonho de Rene Frey, que há 32 anos, apesar de muitas oposições e desconfianças, começou a construir este edifício alpino alemão acreditando firmemente que Fraiburgo se tornaria uma terra próspera e que receberia visitantes de todo o país buscando conforto e tranquilidade. Parece que ele tinha razão mais um vez.

O hotel RENAR está localizado logo acima do Lago das Araucárias, bem perto do centro da cidade. De suas janelas há uma vista quase completa da cidade. Essa vista é maravilhosa nas manhãs de inverno quando a cidade desperta toda branca pelo gelo em temperaturas de até -5 graus. Além disso, na minha opinião, esta construção é mais do que um Hotel no sentido comum da palavra, pois, ela também se parece com um museu de história onde em suas paredes, jardins e passeios contam muito dos principais elementos que compõem a nossa multifacetada herança cultural. A propósito, é quase certo que lá no hotel você vai poder ter a chance ouvir em primeira mão dialeto Fraiburguês. Mais informações sobre o hotel, fotos e etc visite www.hotelrenar.com.br

By Nivaldo Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *